top of page

Cure O Seu Medo de Falar Inglês

  • Erica English Teacher
  • Apr 12, 2016
  • 3 min read

"O que tenho percebido é que a causa número 1 desse pavor todo é o medo que os alunos têm de travarem diante de uma situação e não conseguirem dizer mais nada, fazendo assim um papel um tanto quanto ridículo na frente dos outros."

Muitas pessoas têm vergonha de falar em público, quem dirá em um idioma que não dominam tão bem! Percebo que muitos alunos ficam bastante nervosos na nossa primeira aula de inglês, e presencio até mesmo alguns casos de gagueira e tremedeira. Com o tempo, esse nervosismo inicial tende a se acalmar. Mesmo assim, alguns alunos continuam me reportando que se sentem nervosos quando conversam com outras pessoas. O que tenho percebido é que a causa número 1 desse pavor todo é o medo que os alunos têm de travarem diante de uma situação e não conseguirem dizer mais nada, fazendo assim um papel um tanto quanto ridículo na frente dos outros. Para evitar que isso aconteça, considero importantes duas medidas principais:

  1. Melhorar o inglês para se preparar para as situações mais recorrentes do dia-a-dia

  2. Aumentar sua autoconfiança com relação ao inglês

Então, vamos lá!

Como você pode melhorar o inglês para as situações mais recorrentes do dia-a-dia?

Em primeiro lugar, considere as situações mais recorrentes no seu dia-a-dia (se apresentar, dizer oi, pedir informações). Então, aprenda vocabulário, expressões prontas e regrinhas gramaticais que te ajudarão a se comunicar nelas. Sabe que vai passar por alguma outra situação excepcional? Ótimo! Prepare-se para ela também! Suponhamos que você esteja num outro país e precise ir a uma loja de material de construção comprar um parafuso. Não surte! Prepare o seu diálogo, pense em tudo o que precisará dizer, que palavras poderão surgir na conversa. Escreva um script, pratique e vá até a loja com a sua colinha na mão. Simples assim!

Como você pode aumentar sua autoconfiança com relação ao inglês?

É preciso praticar! Se você praticar se apresentar para as pessoas, fará isso com naturalidade na sua próxima reunião com um cliente, por exemplo. Depois de anotar todo o vocabulário que você acha que precisa saber para a ocasião, com frases prontas (perguntas e respostas hein!) e praticar bastante com o espelho, é claro que não será exatamente a mesma coisa da primeira vez que passar pela situação na vida real, mas como você já vai estar bem preparado, grandes são as chances de você ter um resultado positivo e aumentar ainda mais a sua confiança!

Algumas considerações finais:

Lembre-se da próxima vez que tiver que falar em inglês:

  1. Todo mundo já errou pelo menos uma vez (ou milhões de vezes) na vida falando o seu próprio idioma, quem dirá um segundo! É normal errar, então se isso acontecer, haja com naturalidade e siga em frente.

  2. Algumas pessoas não têm paciência na vida, nem para ouvir pessoas falando outro idioma com dificuldade. Insistir no assunto só trará frustrações para todo mundo, então não insista.

  3. O importante em qualquer situação comunicacional é que você passe sua mensagem, então vale muito a pena utilizar linguagem corporal. Um simples sorriso, por exemplo, pode expressar “É um prazer conhecê-lo” caso você esqueça como dizer isso.

  4. Não existem fórmulas mágicas para aprender inglês (pelo menos por enquanto), então estude bastante, seja aplicado e se mantenha focado nas suas metas. Nada de pânico, hein?

Comments


Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Busca Por Tags
Me Siga nas Redes Sociais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page